segunda-feira, 14 de abril de 2014

Difícil encontrar o local perfeito para trabalhar? 14-04-2014


Abr 11 em 5:26 PM
Difícil encontrar o local perfeito para trabalhar? Talvez, mas depende muito mais do autoconhecimento do que, de fato, da sorte. Quem se conhece bem, consegue traçar o seu perfil e, consequentemente, vai conseguir escolher o trabalho e o local que o fazem mais feliz. Veja perguntas fundamentais e outras dicas para saber se encontrou o emprego certo ou se está na hora de mudar!

Como descobrir se estou no emprego certo?

Nem sempre a empresa ideal é aquela que você está nos últimos anos, apenas por ter uma boa remuneração. Porém, caso ela seja um local que ofereça espaço para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, esse pode ser o local ideal.

O emprego certo é aquele em que você:
 tem prazer em colaborar;
 recebe uma remuneração que atende a sua pretensão salarial;
 se sente feliz e valorizado, apesar dos desafios e contratempos.

Algumas características são consideradas padrões para aqueles que se sentem felizes e realizados em seu trabalho. Vamos conhecer algumas delas, assim fica fácil identificar se você tem vivido situações parecidas:
 O profissional motivado costuma identificar-se com as metas e missão da empresa;
 Sentir-se um profissional respeitado dentro do ambiente profissional, pelos seus pares e lideranças é outro fator comum entre os profissionais realizados;
 Quem trabalha em um ambiente equilibrado e motivador, onde existe confiança nos colegas e no trabalho em equipe, tem mais chances de aproveitar a aprendizagem constante;
 Conseguir participar das decisões e ter as opiniões levadas a sério é um fator levado em consideração por profissionais de sucesso.

IMPORTANTE O ASSUNTO LEIA E TIRE SUA CONCLUSÃO!!

Devo mudar de emprego?

Além dessas observações que citamos, é importante realizar alguns questionamentos, que devem ser levados em consideração ao realizar uma autoanálise da sua vida profissional, para saber se está ou não no emprego certo:

1. Tenho uma relação saudável com meu líder e consigo identificar o que a empresa espera do meu desempenho?

2. O que importa na minha carreira? Ganhar bonificação e aumento salarial ou ter reconhecimento ou elogio por meu bom trabalho?

3. A empresa em que atuo oferece desafios suficientes que me dão a oportunidade de fazer o que faço de melhor?

4. Estou dentro de uma organização que oferece desenvolvimento continuo?

5. Meu chefe me dá oportunidade para aprender e espaço para crescer através de novas soluções e ousadia?

Quem se sente bem dentro da organização, apesar dos desafios, deve aproveitar ao máximo os momentos de feedback, mostrando novas oportunidades de melhorar o seu trabalho dentro da organização.

Agora… se você avaliou todos os aspectos e considera que não está no emprego certo, o melhor a fazer é buscar uma nova oportunidade. Mas, mantenha a calma, pois essa transição pode ser um pouco demorada, entre seis até 12 meses. Controle a emoção e só peça a demissão se tiver algo em vista!

Por Vanessa Alonso
Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário